A conservação de bens culturais são práticas essenciais para garantir a preservação do patrimônio cultural material. A conservação preventiva consiste em um conjunto de ações destinadas a desacelerar ou minimizar os processos de degradação desses bens, sendo fundamental para qualquer instituição museológica.
A prática da conservação fundamenta-se em conhecimentos técnicos, científicos e artísticos, desenvolvidos em práticas cotidianas no SESI Museu de Artes e Ofícios pelo setor de Museologia que conta cum equipe multidisciplinar. Envolvem não apenas intervenções diretas sobre os objetos, mas também pesquisa, documentação e monitoramento contínuo dos bens culturais.
A conservação engloba um conjunto de medidas preventivas e curativas, planejadas, organizadas e executadas para impedir a deterioração ou o desaparecimento dos bens culturais, respeitando seus significados e propriedades físicas. Já a restauração é caracterizada por ações aplicadas diretamente a um item específico que tenha perdido parte de sua função, significado ou integridade, com o objetivo de facilitar sua apreciação, compreensão e uso.
Assim, conservação e restauração são práticas interdependentes, técnicas e éticas, que asseguram a salvaguarda do patrimônio cultural, garantindo sua acessibilidade e preservação para as gerações atuais e futuras.

Higienização mecânica para Conservação Preventiva
Detalhe do trabalho de higienização mecânica


Preparação de acervo em Reserva Técnica para atendimento a pesquisa
Atuação conjunta com profissionais da área de Conservação e Restauração em ações voltadas aos bens móveis e integrados do edifício tombado


Análise de acervo para relatórios de estado de conservação